Equipes do Recife são finalistas globais de hackathon internacional realizado pela incubadora da NASA
O Jornal do Commercio entrevistou as duas equipes do Recife que foram selecionados para a final global do Hackathon Space Apps 2023, promovido pela incubadora da Agência Espacial Americana (NASA)
Pernambucanos ganharam protagonismo em competição global promovida pela incubadora da Agência Espacial Americana (NASA). De sete times brasileiros selecionados no NASA Space Apps Challenge, duas são equipes do Recife, Espaço CInderal e Chico Science, finalistas globais do hackaton voltado para construir soluções para problemas reais com o uso de dados abertos da Agência Espacial Americana (NASA).
No mês passado, Recife e mais 300 cidades ao redor do mundo realizaram o Hackathon Space Apps 2023, que elegeu equipes em escala regional.
Durante 48 horas, os times inscritos foram capazes de trabalhar com base em desafios relacionados à disponibilidade da água, sons do espaço, expansão de dados para observação da Terra, além da projeção de um mundo habitável fora da Terra baseado em pesquisas científicas.
O desafio internacional contou com um recorde de 57.999 participantes de 159 países/territórios. Foram mais de 5 mil projetos desenvolvidos, mas, a competição só continua para os 40 finalistas selecionados pelos juízes para a etapa global.
Confira a entrevista exclusiva do Jornal do Commercio com os líderes dos projetos finalistas:
Equipes do Recife são finalistas globais no NASA Space Apps Challenge
A equipe do Espaço CInderal é composta por alunos da Universidade Federal de Pernambuco, dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, que desenvolveram um protótipo de aplicativo capaz de fornecer informações sobre águas e biomas na região onde os usuários estão localizados.
É possível relatar ou compartilhar situações nas regiões por meio de ícones que informam sobre incidentes ambientais e espécies de animais observados, desde os perigosos aos inofensivos. O app opera em tempo real e usa informações obtidas de satélites, incluindo os dados da NASA, em busca de identificar possíveis detritos ou vazamentos de óleo em áreas costeiras.
“Lembramos de casos de poluição nas praias de Pernambuco, além de demandas sobre a qualidade da água em tempo real, impressões dos usuários sobre as praias, desde qual é a melhor para tomar banho ou surfar”, explicou Pedro Cunha, estudante e líder do projeto Espaço CInderal, sobre a inspiração da equipe para criar o protótipo.
A outra equipe selecionada é formada por membros que estudam na UNINASSAU, UNIT, SESI, SENAC e um graduado pela UNISÃOMIGUEL, desde a área de administração, análise de desenvolvimento de sistemas até alunos do ensino médio. Esses foram responsáveis por compor o projeto Chico Science, que tem por objetivo “democratizar artigos, pesquisas e dados do campo científico através de histórias em quadrinhos geradas por Inteligência Artificial”, explicou Luiz Gonçalves da Silva, estudante e líder do grupo.
“Quando começamos a pesquisar sobre Ciência Aberta descobrimos que o seu principal intuito era fazer uma ciência mais acessível e cooperativa, mas ainda sim identificamos uma dificuldade. Isso é, muitos dos artigos, pesquisas e dados científicos possuíam um grande nível de dificuldade para aqueles que estavam fora desse campo de estudo. Então foi aí que nasceu a nossa ideia, trazer os mesmos dados, artigos e pesquisas ‘complicados’, mas de uma maneira muito mais lúdica”, revelou Luiz sobre a inspiração da equipe na criação do projeto.
Com cores e histórias cativantes, a iniciativa do grupo aumenta a conscientização sobre a ciência aberta e incentiva uma participação mais ativa na comunidade científica através de boletins informativos semanais.
Ambas as equipes revelaram o interesse em desenvolver os projetos para além da competição internacional, seja para viabilizar algumas das funções presentes no protótipo ou para validar o projeto, construir um modelo de negócios escalável e buscar investimentos para promover a ciência aberta de diferentes formas.
NASA Space Apps Challenge 2024
O Space Apps Challenge é um hackathon de dimensão internacional, que dura 48 horas e envolve a comunidade global de cientistas, cidadãos, estudantes, engenheiros, artistas e muitos outros, para a construção de soluções inovadoras.
Nesse período intenso, as equipes inscritas no hackathon devem trabalhar para abordar desafios que estão relacionados ao espaço, Terra e ciência. O evento ocorre anualmente com ajuda de parceiros para impulsionar o desenvolvimento de ideias e aplicativos que forneçam soluções reais com os dados da Nasa.
O evento acontecerá novamente em 2024, e a organização do Recife, liderada por Fernanda Muniz e Rafael Brasileiro, já busca parceiros para a viabilização do Space Apps Challenge na capital pernambucana. Contato para parcerias (Fê Muniz): nasaspaceappsrecife@gmail.com.