José Lucas
José Lucas foi um dos personagens mais tardios que chegaram em Pantanal. O peão, filho mais velho de José Leôncio, já chegou envolvendo-se com diversas mulheres dentro da trama.
Quase casando com Erica, José Lucas descobre que a mulher perdeu o filho que estava esperando dele e a larga antes do "sim".
Perigo
De volta à fazenda do pai, José Lucas será baleado por Solano (Rafael Sieg), um jagunço contratado por Tenório (Murilo Benício) e vai ficar entre a vida e a morte.
O homem vai ser salvo pelo Velho do Rio que não deixará ele morrer e nem partir desse plano.
José Lucas ainda recebe conselho do homem, que revela o quanto ele deve entrar em uma vida mais política em sua trajetória.
O rapaz contará tudo para José Leôncio (Marcos Palmeira), que não vai acreditar e afirma que o "Velho do Rio não existe nessa região", segundo ele, já teria o visto.
Irmãos unidos
Apesar da opinião contrário de José Leôncio, Jove vai falar que acredita na versão de Lucas: A minha vida já esteve nas mãos dele também. Como eu não iria acreditar?", dirá ele.
Em conversa com o irmão, ele vai questionar José Lucas sobre o que ele acha que seja o Velho do Rio e vai dizer o que "o homem deve ser".
Quem é o Velho do Rio?
Emocionado por ter sido salvo pelo seu avô, José Lucas vai revelar quem é o velho: "Para mim é um espírito", diz ele.
Após ouvir o irmão, Jove vai palpitar que o idoso deve ser uma "espécie de entidade". "Como se fosse um encantado, sabe?".
Remake
Vale lembrar que o remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
A novela original foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999).