Veja como ficou a BOATE KISS após o incêndio que deixou 242 mortos
O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, abalou o País. A tragédia completou 10 anos em 2023.
QUANDO FOI O INCÊNDIO NA BOATE KISS?
O incêndio aconteceu em 27 de janeiro de 2023. No dia, a Boate Kiss era palco de uma festa chamada "Agromerados", organizada por universitários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Estima-se que cerca de 1.300 pessoas, em sua maioria jovens, participavam da festa. A casa noturna tinha capacidade para 690 pessoas.
O fogo começou por volta das 3h do dia 27 de janeiro de 2013, quando o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos, acendeu um artefato pirotécnico que atingiu o teto da Boate Kiss.
A espuma do teto foi atingida por fagulhas e começou a queimar. A fumaça tóxica fazia as pessoas desmaiarem em segundos.
O local estava superlotado, não tinha equipamentos para combater o fogo, nem saídas de emergência suficientes.
A tragédia deixou 242 mortos e 636 feridos.
A maior parte dos corpos estava nos banheiros, confundidos por muitas vítimas com a saída da boate.
JULGAMENTO ANULADO
Familiares e sobreviventes da tragédia ainda aguardam o desfecho judicial.
JULGAMENTO ANULADO
Os sócios da boate e o vocalista e um auxiliar da banda Gurizada Fandangueira foram condenados pelo Tribunal do Júri a penas de 18 a 22 anos de prisão. No entanto, a sentença foi anulada
JULGAMENTO ANULADO
Sob o argumento de descumprimento de regras na formação do Conselho de Sentença, o Tribunal de Justiça do RS anulou a sentença e revogou a prisão em agosto de 2022. O Ministério Público do RS recorreu da decisão.
BOATE KISS HOJE
Um memorial deve ser construído no local onde funcionava a Boate Kiss.
SÉRIE DA BOATE KISS
A tragédia na Boate Kiss é tema de uma minissérie de ficção da Netflix. A produção foi baseada no livro Todo Dia a Mesma Noite: A História não Contada da Boate Kiss, da jornalista e escritora Daniela Arbex.