Investigação
O deputado federal Reginaldo Lopes, do PT, pediu ao governo dos Estados Unidos para apurar a situação do visto de turismo usado por Jair Bolsonaroo.
Permanência
O visto oficial usado por Bolsonaro para entrar nos EUA expirou no dia 1º de fevereiro, e ele solicitou um visto de turismo para ficar mais três meses no país.
Motivação
O deputado petista contestou a motivação turística da permanência de Bolsonaro no país.
Investigações
Segundo ele, Bolsonaro quer ficar mais tempo nos EUA devido a "inúmeras investigações, denúncias e processos" na Justiça brasileira e no Tribunal Penal Internacional, em Haia.
Não é turismo
O parlamentar também informou à embaixada que Bolsonaro fez uma palestra para apoiadores no país e cobrou ingresso pela participação.
Ingressos
A palestra realizada por Bolsonaro fez parte de um evento promovido pelo grupo Yes Brazil USA, e teve com valores entre US$ 10 e US$ 50.
Autoridade dos EUA
Lopes solicitou à embaixada que encaminhe o ofício para a Unidade de Prevenção a Fraudes e o Departamento de Segurança Interna do país.
Pedido
Ele pediu apuração para saber se há fraude no pedido de visto de turismo do ex-presidente.
Sem vacina
O deputado também lembrou que Bolsonaro declarou não ter tomado vacina contra Covid-19, requisito para cidadãos comuns ingressarem nos Estados Unidos.