Muito Populares entre quem deseja emagrecer, as dietas detox servem para eliminar o excesso de líquidos ou de toxinas após a ingestão de medicamentos, álcool ou comidas muito gordurosas.
Com muito líquido, muita fibra e poucas calorias, as dietas detox ajudam a acelerar a desintoxicação hepática e não devem ser feitas por mais de 30 dias.
Segundo a nutricionista Michelle Ferreira da Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), especialista em nutrição na saúde da mulher e fertilidade, deve-se retirar todos os produtos industrializados e incluir apenas os "in natura".
Evite
Embutidos, enlatados, refrigerantes, biscoitos, pão, sucos de caixinha, açúcar, mel e adoçantes, leites e derivados, carne vermelha, café e bebida alcoólica.
Prefira
Frutas, verduras (vegetais verde escuro), legumes, chá verde, chá de camomila, gengibre, cúrcuma, pimenta preta, alho, alecrim, vinagre de maçã, aveia, cereais integrais , leguminosas, peixes e ovos caipira
Saiba como fazer um suco detox, com indicação da nutricionista Michelle Ferreira:
2 Frutas
Escolher entre: 1 laranja; 2 rodelas de abacaxi; 1 limão; 1 maçã; ½ maracujá; 1 fatia média de melão; 1 fatia média de melancia; 4 fatias de pepino ou 1 xícara de frutas vermelhas.
1 Verde
Escolher entre: 1 folha de couve; 4 folhas de hortelã; 10 folhas de agrião ou 2 gelos de couve
Gengibre
1 lasca ou 1 colher de gengibre em pó.
Água, água de côco ou chá
Sugestão
Abacaxi + limão + couve + gengibre
Acompanhamentos
O suco pode ser tomado no café da manhã, acompanhado de uma omelete com ovos, tomate, cebola e alecrim.
A alimentação saudável também deve estar aliada a uma boa ingestão de água (35ml/kg) e à prática regular de exercícios físicos.
Devido às diferenças de rotina e necessidades profissionais de cada um, o ideal é a elaboração de um plano alimentar individualizado e o acompanhamento de um especialista.