A Endometriose é uma modificação no funcionamento regular do organismo, quando as células que revestem o útero (endométrio), em vez de serem expulsas na menstruação, migram no sentido oposto e caem nos ovários e na cavidade abdominal.
Lá, as células do endométrio voltam a crescer e a sangrar. Caso aconteça nos ovários, ainda pode aparecer um cisto, o endometrioma, que compromete a capacidade da mulher de engravidar.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, a endometriose já atinge mais de 8 milhões de mulheres no Brasil. Diante disso, é importante se atentar para os seus sintomas.
Confira 6 sintomas da Endometriose:
Dor e sangramento ao urinar
Dificuldade de engravidar, ou até infertilidade
De acordo com o Dr. Neidson Menezes, médico ginecologista e especialista em Endometriose e Histeroscopia, que é Diretor Médico do Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco – (CEHP), a endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos.
Saiba como é feito o diagnóstico e o tratamento da endometriose:
Após a detecção dos sintomas, o primeiro passo para o diagnóstico são os exames de ultrassom, de sangue e ressonância magnética. Em algumas situações, ela pode ainda ser confirmada com videolaparoscopia.
O tratamento para a doença inclui medicamentos para amenizar dores e inflamação, além de terapias hormonais e, em casos graves, cirurgia.