Ainda que esteja presente em pouca quantidade no sangue, o magnésio é um elemento extremamente importante para garantir o funcionamento regular dos músculos e do sistema nervoso.
Além disso, o magnésio está envolvido com mais de 300 enzimas, e ainda faz parte da composição dos dentes e de toda estrutura óssea.
Por isso, é preciso garantir que o corpo tenha níveis de magnésio adequados, e, caso não tenha, identificar rapidamente a situação para que seja feito o tratamento.
Veja 6 alimentos que são fonte de magnésio:
As quantidades mínimas de magnésio são cerca de 320 mg/dia para mulheres e 420 mg/dia para homens. Por outro lado, o consumo exagerado também pode trazer problemas: o indicado é que a ingestão diária não passe de 700 mg do elemento
Alguns sinais da carência de magnésio são: náuseas e vômitos, sonolência, fraqueza, alterações na personalidade, espasmos musculares, tremores, formigamento e perda de apetite.
Além disso, há fatores que podem causar a falta de magnésio e devem ser evitados: o consumo de grandes quantidades de álcool, diarréia prolongada, altos níveis de aldosterona, vasopressina (hormônio antidiurético) ou hormônios tireoidianos, medicamentos diuréticos ou que reduzem o ácido gástrico.
A amamentação também pode causar deficiência fisiológica do magnésio, pois a condição aumenta a necessidade do elemento.