DIA DO CONSUMIDOR: Confira 7 DICAS para evitar golpes ao comprar pela Internet
A internet oferece grande praticidade na hora de fazer compras. O consumidor pode comparar preços, comprar e receber seus produtos no conforto de casa.
Mas, com as facilidades, também faz com fique mais fácil para os golpistas entrarem em ação.
As principais fraudes são em compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços.
Confira 7 DICAS de como evitar cair em golpes virtuais ao comprar na Internet:
1° PESQUISA A IDONEIDADE DA EMPRESA
Pesquise pelos dados comerciais da empresa de comércio eletrônico. Os canais de venda eletrônico são obrigados a fornecer dados da empresa em sua própria página. Se não seguirem essa regra, não é confiável.
2° CONTATO
Verifique se o site fornece e-mail, telefone, endereço etc. Quanto mais fácil a localização da loja, mais confiável será de poder se comunicar com ela caso haja algum problema ou de seguir com uma denúncia, se for necessário.
4° REPUTAÇÃO DA EMPRESA
Busque a reputação da empresa na Internet. Sites como o Reclame Aqui podem ser aliados ao consumidor na hora de pular fora de um golpe.
5° INDICAÇÕES
Se observar que a página da loja é seguida por algum conhecido, pergunte se já comprou e como foi a experiência.
6° PROMOÇÃO BOAS DEMAIS PARA SER VERDADE
E provavelmente é boas demais para ser verdade mesmo. Promoções muito fora do valor normal de mercado são geralmente tentativas de fraude.
7° GUARDE OS COMPROVANTES
Depois de qualquer compra, guarde o comprovante digitalmente no seu computador ou dispositivo móvel. Isso vai ajudar você em caso de fraude ou troca, se o produto for de fato verídico e se necessário.
Em casos de suspeita de golpe, denuncie ao Procon.
O contato do Procon Recife pelo WhatsApp é 3355-3286. Além disso, também é possível fazer denúncias pelo site e e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.
Fique atento aos textos do site em questão. Se tiver muitos erros de Português, já é um sinal para ficar alerta. Fotos de má qualidade também são passíveis de atenção.