Conhecido como o "hormônio da felicidade", a serotonina é o neurotransmissor responsável por estimular as sensações de humor e bem-estar no cérebro.

A serotonina também está presente em outras regiões do corpo, como o intestino, e regula também o sono, apetite, ritmo cardíaco, entre outros. Sua falta está relacionada com dificuldade para dormir, mau humor, e até depressão e ansiedade.

É secretada pelos neurônios, mas o mecanismo que controla a quantidade de produção ainda é um mistério. Sabe-se que ela tende a ser produzida após atividades prazerosas, como uma caminhada, um momento com pessoas amadas, etc.

Veja 5 dicas para aumentar a produção de serotonina naturalmente:

IR PARA JC.COM.BR

1.Pratique atividade física

A atividade física auxilia na produção e liberação de triptofano na corrente sanguínea, que é um aminoácido envolvido na composição da serotonina. Qualquer tipo é válido, mas os melhores resultados são conseguidos através dos exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas e natação.

2.Passe mais tempo com pessoas amadas

O afeto de pessoas amadas tem o poder de liberar serotonina e também oxitocina, que é outro hormônio responsável pela sensação de bem-estar. As interações com contato físico são as que apresentam os melhores resultados: abraços, beijos, dar as mãos, etc.

3.Tenha uma alimentação saudável e rica em triptofano

IR PARA JC.COM.BR

O aminoácido também pode ser conseguido através da alimentação, e está presente em alimentos, como: cacau, nozes, castanhas, banana, abacate, ovos, queijo, etc. Um alimento poderoso para impulsionar a liberação de serotonina é o chocolate: dê preferência aos amargos ou meio-amargos, com mais cacau e menos gordura.

4.Tome sol diariamente

Quantidades adequadas de vitamina D estão intimamente relacionadas com a absorção e síntese de triptofano e serotonina. O ideal é que a pessoa se exponha ao sol diariamente por no mínimo 10 a 15 minutos, de forma direta e sem a utilização de protetor solar.

5.Pratique atividades relaxantes

Como exemplos, temos meditação, ioga e até massagens - elas diminuem o cortisol, que têm ação contrária a serotonina, e diminuem os sintomas de ansiedade e depressão, contribuindo com o bem-estar.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories