Veja 12 filmes para refletir sobre a luta antirracista:
Para celebrar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (20/03), confira 12 filmes que vão fazer você refletir sobre a necessidade da luta contra o racismo.
12 Anos de Escravidão
O filme vencedor do Oscar acontece dos EUA 1841 e conta a história de um homem livre que é sequestrado e vendido como um escravo.
Cidade de Deus
Na década de 70, o fotógrafo Buscapé e o traficante Zé Pequeno mostram os perigos do cotidiano da comunidade onde vivem no Rio de Janeiro.
Eu Não Sou Seu Negro
O documentário de Raoul Peck, inspirado no livro de James Baldwin, se propõe a explicar como é ser uma pessoa negra nos Estados Unidos e traz propostas de grandes líderes ativistas como Martin Luther King e Malcom X.
A Outra História Americana
O líder de uma gangue neonazista comete um assassinato e inicia uma jornada que mostra que o ódio racial acaba com a vida de todos: agressores e agredidos.
Faça a Coisa Certa
Em um bairro pobre de Nova York onde a maioria da população é negra, um ativista organiza um boicote contra uma pizzaria que se recusa a trocar as fotos dos ídolos brancos por ídolos negros.
Panteras Negras
O documentário conta a história do partido socialista estadunidense panteras negras, criado em 1967 para assegurar os direitos civis conquistados pelos cidadãos afro-americanos.
Hotel Ruanda
É um retrato da guerra civil entre as etnias hutu e tutsi em Ruanda, que levou à morte quase um milhão de pessoas.
Malcom X
É um retrato da vida do ativista Malcom X, que lutou pelos direitos dos negros nos Estados Unidos da década de 60.
Django Livre
Django, um ex-escravizado, contrata um caçador de recompensas para resgatar sua esposa, Broomhilda, que foi sequestrada e escravizada.
Infiltrado na Klan
Em 1978, um policial negro consegue se infiltrar na comunidade neonazista Ku Klux Klan através de cartas e telefonemas.
A Negação do Brasil
É um documentário que se propõe a fazer uma análise dos papéis distribuídos aos negros nas telenovelas brasileiras.
Segundo a Lei nº 7.716/1989, racismo é crime inafiançável, com reclusão de 1 a 3 anos. Denuncie pelo disque 100.