PNEUMONIA, RINITE, SINUSITE: Veja como se PREVENIR das doenças respiratórias do outono

Nesta segunda-feira (20), o outono chegou, trazendo consigo o risco das doenças respiratórias típicas da estação.

Mescla entre o verão (quente e chuvoso) e o inverno (frio e seco), as oscilações de temperatura, chuvas e clima seco do outono tendem a causar sintomas como tosse, espirro, coriza, falta de ar, etc.

Veja dicas simples para evitar as doenças respiratórias típicas do outono:

IR PARA JC.COM.BR

Consumir água

O frio e o clima seco podem deixar a mucosa da árvore respiratória ressecada. É importante aumentar a hidratação a partir do consumo de água.

Higienizar casacos e cobertores

Por causa da diminuição das temperaturas, é comum que as pessoas tirem casacos e cobertores dos armários, a fim de se aquecerem. Contudo, antes de utilizá-los, é importante conferir se estão limpos e livres ácaros, poeiras ou até fungos.

Manter a casa arejada

Por causa do frio e da chuva, as pessoas tendem a manter as janelas fechadas durante a maior parte do tempo. Porém, o hábito pode ajudar no acúmulo de poeira e ainda disseminar vírus e bactérias.

Evitar aglomerações

Mais pessoas estarão infectadas graças ao aumento de microorganismos no ar. Se você estiver em contato com elas, poderá pegar as mesmas doenças.

Ter uma boa alimentação

Com o aumento de microorganismos no ar, é importante fortalecer o sistema imunológico através de uma boa alimentação.

IR PARA JC.COM.BR

Evitar água parada

O acúmulo de água parada proveniente das chuvas tende a aumentar a proliferação de mosquitos causadores de arboviroses, como Dengue e Chikungunya.

Evitar tecidos sintéticos

Tecidos sintéticos, como veludo, acrílico e poliéster, podem piorar as alergias e causar a dermatite de contato (reação alérgica da pele).

Evitar contato com lama e poças de água

As lamas e poças de água causadas pela chuva podem estar contaminadas.

Lavar bem os alimentos

A água da chuva contaminada poderá infectar os alimentos que crescem da terra, e por isso é importante lavá-los muito bem antes do consumo.

Se atentar ao mofo nas paredes

As chuvas também poderão causar mofo nas paredes de sua casa, o que pode causar e/ou prejudicar as doenças respiratórias.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories