A vitamina B12 injetável, também chamada de hidroxicobalamina, é uma forma artificial da vitamina B12 (cobalamina).
A vitamina B12 injetável é um método eficiente para aumentar os níveis de vitamina B12 no organismo, pois tem excelentes níveis de absorção.
A anemia perniciosa é um tipo causado pela falta de vitamina B12, seja por má alimentação ou má absorção, que altera as hemácias (células do sangue) e diminuem a oxigenação do corpo.
A vitamina B12 injetável é uma solução para ambos os casos, pois quem tem dificuldades para absorção da vitamina B12 não irá solucionar seu problema mesmo com uma alimentação adequada.
Além da anemia, a vitamina B12 injetável também pode proteger de problemas estomacais e danos nos nervos.
A vitamina B12 injetável também é indicada para casos de dores no ciático, artrite, artrose lombar, neuropatia diabética e hernia de disco para diminuição dos sintomas.
Como tomar vitamina B12 injetável?
A vitamina B12 injetável pode ser encontrada nas farmácias na forma de ampolas de 2,5 ml com concentração de 5000 UI, sob os nomes comerciais Rubranova ou Cronobê. Na compra, é necessário prescrição médica.
Deve ser aplicado por um enfermeiro ou farmacêutico diretamente no músculo glúteo. A dose adequada é recomendada por um médico e varia com a intensidade do problema e características individuais.
A vitamina B12 injetável pode ter efeitos colaterais?
Para quem está tomando sua primeira dose ou quem passou muito tempo desde que tomou a última, pode sentir os sintomas leves de coceira na pele ou diarreia.
Porém, há casos que podem ocorrer reações graves, onde a injeção deve ser interrompida e um médico deverá ser consultado. São elas: ganho de peso rápido, suor excessivo, batimentos cardíacos irregulares.
A vitamina B12 injetável também pode causar ansiedade, falta de ar e dor ao respirar, formigamento ou fraqueza muscular, ou aumento da sede.