Nos exames de sangue de rotina, é muito comum que o médico peça em conjunto uma análise das taxas de TGO e TGP - mas o que são essas taxas e o que elas significam?
Os nomes científicos do TGO e TGP são transaminase oxalacética e transaminase pirúvica, respectivamente.
Quando a contagem no exame de sangue estiver dentro dos valores de referência, quer dizer que estas células estão funcionando dentro do fígado; caso contrário, estão derramadas no sangue.
Os valores de referência para TGO nos exames de sangue costumam a ser entre 5 e 40 unidades por litro de soro, enquanto que para o TGP, a faixa está entre 7 e 56 unidades.
O que significa ter TGO e TGP altos?
Taxas de TGO e TGP altas nos exames de sangue podem indicar lesões no fígado, que ocorrem por diversos fatores, como: infecções, tumores, traumas, medicamentos, entre outros.
Enquanto as taxas de TGO são mais específicas, se relacionando apenas ao fígado, as de TGP podem indicar lesão em outros órgãos, como músculos, cérebro, coração, rins, etc.
A alteração das taxas de TGO e TGP também podem indicar algumas doenças como:
É importante mencionar que valores abaixo da média também devem ser analisados, pois podem indicar doenças como infecção urinária e azotemia (elevação da concentração de ureia e outros compostos tóxicos no sangue).