Imagem Logo

POR QUE OUVIR MÚSICA DA ARREPIOS? Descubra o motivo

Imagem Logo

Pelos arrepiados, mãos suadas e coração acelerado: estima-se que metade da população tem esse tipo de reação quando escutam música ou ouvem relatos impactantes, e um grupo de pesquisadores de Harvard descobriu o porquê.

Imagem Logo

De acordo com estes cientistas, essa reação acontece porque a forma que estas pessoas processam a combinação das notas musicais é diferente.

Imagem

As conexões entre o córtex auditivo (parte que processo o som) ao córtex insular anterior (parte que processa os sentimentos) são mais numerosas nessas pessoas.

IR PARA JC.COM.BR
Imagem

No estudo, os cientistas de Harvard convidaram 20 participantes, onde metade deles já relataram sentir arrepios ao escutar músicas e a outra metade nunca passou por isso.

Imagem

Cada um teve o direito de escolher suas músicas favoritas, e suas reações físicas à elas foram monitoradas pelos pesquisadores.

Imagem

As opções de música foram de Coldplay a música clássica, e os pesquisadores só monitoraram as reações nas partes mais emocionantes das músicas.

Imagem

Enquanto todos os corações aceleraram na parte mais emocionante, apenas alguns sentiram esses arrepios.

Imagem

Foram chamados pelos neurocientistas de "orgasmos na pele", pois se assemelham a sensações de quando estamos com pessoas amadas.

IR PARA JC.COM.BR

Os ouvintes também comentaram que mudanças de volumes e arranjos inesperados aumentam as chances do arrepio ao ouvir música.

Além disso, quem escuta o som tentando prever o que acontece na próxima nota e é positivamente surpreendido também relatou uma facilidade para o arrepio.

Agora, os pesquisadores tentam descobrir se a reação de arrepio após ouvir uma música emocionante é natural ou se ela pode ser aprendida.

s resultados desse estudo também podem dar mais indícios sobre o papel do som na evolução humana, ainda que seja "apenas" para facilitar as relações sociais.

Os pesquisadores também investigarão se o fenômeno está relacionado com o sentimento de empatia.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories