COLESTEROL ALTO
Dados compartilhados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que 4 em cada 10 brasileiros possuem colesterol alto.
O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol, conhecida como colesterol ruim.
CAUSA
A principal causa do colesterol alto é uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos muito gordurosos, como: queijos amarelos, embutidos, frituras ou produtos industrializados.
TRATAMENTO
O tratamento do colesterol alto envolve a adoção de hábitos saudáveis, que passa por um cardápio baseado em alimentos in natura e minimamente processados
Confira a seguir os 10 principais alimentos que ajudam a baixar o colesterol alto:
AVEIA
Rica em fibras solúveis e betaglucano. Atua em nível intestinal, diminuindo a absorção de gorduras, por meio do aumento da velocidade do fluxo intestinal, devido a sua característica para formação de gel.
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM
Rico em ácidos graxos monoinsaturados e outros compostos também antioxidantes. Quando substituindo gorduras saturadas, promove redução nas taxas de colesterol.
CEREAIS INTEGRAIS
Devido ao seu conteúdo de fibras e vitaminas, estão também associados a menor risco de aterosclerose, atuando por meio da redução na absorção de gorduras durante a digestão dos alimentos. Também promovem mais saciedade, reduzindo o volume total de ingestão alimentar.
FRUTAS VERMELHAS
Ricas em polifenóis, são conhecidas por sua ação antioxidante capaz de reduzir as alterações decorrentes da oxidação das LDL, que nesta forma são mais aterogênicas.
NOZES, CASTANHAS E AMÊNDOAS
Ricas em ácidos graxos monoinsaturados que, assim como as poliinsaturadas, melhoram o perfil de colesterol, porém essas estão mais relacionadas com elevação do HDL, colesterol conhecido como o bom.
ÓLEOS VEGETAIS
Ricos em ácidos graxos poliinsaturados, são associados com redução de LDL e risco cardiovascular em inúmeros estudos que usam este tipo de gordura como substituição de gorduras saturadas de origem animal.
SALMÃO E SARDINHA
Peixes ricos em Ômega 3. A maior ingestão de Ômega 3 aumenta o conteúdo de ácidos graxos poliinsaturados no organismo o que favorece a redução do colesterol.
SOJA
O consumo de proteína de soja isolada (e não do grão integral) tem efeito positivo na redução de colesterol-total se consumido por 6 a 8 semanas.
ABACATE
Rico em gorduras monoinsaturadas.
UVAS
Suco concentrado, vinho tinto, uva fresca. São variantes de forma de consumo dessa fruta que contém, o resveratrol, composto específico da uva amplamente estudado, relacionado à redução de oxidação das partículas de LDL.