INTESTINO SAUDÁVEL: Veja 10 HÁBITOS que você deve adotar para ter um intestino e um corpo saudável
Apelidado de "segundo cérebro", o intestino está intimamente ligado à liberação de diversos hormônios e processos metabólicos.
Tudo o que acontece com esse órgão afeta o corpo todo. Por isso, é essencial se atentar para sua saúde e adotar certos hábitos que garantem seu bom funcionamento.
Adote esses 10 hábitos para ter um intestino mais saudável:
1.Separe um tempo para comer
Na correria do dia a dia, muitas vezes precisamos nos alimentar às pressas, sem tirar um tempo para apreciar a comida e sentir seus aromas. Porém, essa é uma etapa importante, já que desperta a produção de saliva e outros componentes que atuam na digestão.
2.Mastigue bem antes de engolir
Uma mastigação lenta e eficaz ajudará a acelerar o processo digestivo, pois o alimento chegará ao estômago em pedaços menores. O esforço é muito maior para triturar um pedaço grande de alimento, tornando a digestão mais lenta e deixando a pessoa cansada.
3.Pratique atividade física
A prática regular de exercícios físicos facilita os movimentos peristálticos, feitos pelo intestino para empurrar o alimento no processo digestivo.
4.Não coma antes de dormir
Quando dormimos, entramos em modo "stand by", quando as reações metabólicas se tornam mais lentas para o corpo descansar. Por isso, um alimento consumido antes de dormir não terá uma digestão rápida e eficaz, e ainda poderá atrapalhar o sono.
5.Atente-se para a saúde mental
Muitos problemas como estresse e ansiedade se manifestam por sintomas físicos, que atingem principalmente o intestino. O corpo libera hormônios que alteram a microbiota intestinal e podem causar inflamações, gases, diarréia, etc; além de prejudicar a absorção de nutrientes.
6.Consuma probióticos
Encontrados em alimentos fermentados, como iogurte e kefir, os probióticos aumentam a proliferação das "bactérias do bem" do intestino, que ajudam a manter o equilíbrio da microbiota.
7.Consuma fibras
As fibras são compostas de material que não é digerido pelo intestino, auxiliando no fluxo intestinal e melhorando a evacuação. Elas também aumentam o crescimento de bactérias boas do intestino e promovem uma sensação de saciedade.
8.Beba muita água
A água acelera o metabolismo (pois o organismo precisa dela para as reações metabólicas) e forma cerca de ¾ do bolo fecal, sendo essencial para a digestão sequer acontecer. O recomendado é cerca de 35 ml para cada kg presente no corpo de uma pessoa.
9.Prefira alimentos "in natura"
Alimentos "in natura" são os que podem ser encontrados integralmente na natureza, como frutas, legumes e vegetais. Eles têm uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais, auxiliando no bom funcionamento de todo o corpo.
10.Evite os alimentos processados
Os alimentos processados são aqueles que não podem ser encontrados diretamente na natureza pois foram modificados de alguma forma pelo ser humano. Normalmente, possuem uma grande quantidade de açúcares, gorduras e calorias, além de aumentar a proliferação das bactérias ruins do intestino.