Quais são as fontes do magnésio? Veja os melhores alimentos que são fontes do mineral
O magnésio é um elemento muito importante para o funcionamento do organismo, pois está relacionado com mais de 300 enzimas, dos músculos e do sistema nervoso. Além disso, também faz parte da composição dos dentes e de toda a estrutura óssea.
Alguns sinais da deficiência de magnésio são: tremores, formigamentos, sonolência, cãibra, fraqueza, queda de cabelo e perda de apetite. Fatores como alcoolismo e uso de medicamentos diuréticos ou que reduzem o ácido gástrico, podem contribuir para a deficiência de magnésio.
Quais são os alimentos que são fontes de magnésio?
As principais fontes alimentares do magnésio são os cereais integrais, sementes, grãos, castanhas, cereais verde-escuros, entre outros.
As maiores quantidades de magnésio são encontradas no:
Gergelim
(360 mg a cada 100 g)
Linhaça
(346 mg a cada 100 g)
Chia
(335 mg a cada 100 g)
Soja
(210 mg a cada 100g)
Grão de bico
(133 mg a cada 100 g)
Se a deficiência de magnésio causar sintomas, é comum a prescrição de suplementos orais. Caso isso não seja possível, o magnésio poderá ser administrado através de injeções no músculo ou na veia.
Também há diversos tipos de suplemento, como: transdérmico (aplicado pela pele, o que facilita a absorção), dimalato (adicionado de ácido málico, que dá mais energia e disposição e funciona muito bem para atletas), entre outros.
O excesso de magnésio também pode trazer problemas e, por isso, é importante não ultrapassar as quantidades recomendadas (320 mg/dia para mulheres e 420 mg/dia para homens).