Dia de Combate à Hipertensão: Veja 7 hábitos que reduzem o risco da pressão alta

A hipertensão é uma das doenças mais comuns no território brasileiro, atingindo cerca de 30% da população. Também pode causar inúmeras complicações, como infarto, AVC e insuficiência renal, que causam várias mortes diariamente no Brasil.

Na pressão alta ou hipertensão, as paredes dos vasos sanguíneos recebem aumento de pressão por um tempo prolongado, podendo causar danos nos vasos sanguíneos e prejudicando a oxigenação dos órgãos.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado em 26 de abril, é uma data que, segundo o Ministério da Saúde, serve para conscientização do diagnóstico preventivo e tratamento dessa doença.

IR PARA JC.COM.BR

Os principais sintomas da hipertensão são: falta de ar, tonturas, dor de cabeça, visão alterada. No entanto, a doença pode se manifestar de forma silenciosa e, por isso, é importante o diagnóstico preventivo (aferimento regular da pressão).

Veja 7 hábitos que atuam na prevenção da hipertensão:

1.Alimentação equilibrada

Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, carnes magras e pobre em alimentos industrializados, ricos em sódio e gorduras saturadas, ajuda a manter a pressão arterial controlada.

2.Prática regular de atividade física

A atividade física regular ajuda a controlar a pressão arterial, pois ajuda a fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea. O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos moderados todos os dias.

3.Controle do peso

O excesso de peso pode aumentar a pressão arterial, portanto, é importante manter um peso saudável, através de uma alimentação equilibrada e atividade física regular.

IR PARA JC.COM.BR

4.Controle do estresse

O estresse pode elevar a pressão arterial, portanto, é importante adotar medidas para controlar o estresse, como meditação, yoga, atividades relaxantes e terapia.

5.Redução do consumo de sal

O sal é um dos principais responsáveis pelo aumento da pressão arterial, por isso, é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e evitar o uso excessivo de sal na comida.

6.Abandono do tabagismo

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para a hipertensão, além de estar associado a outras doenças crônicas, como câncer e doenças respiratórias.

7.Idas preventivas ao médico

É fundamental realizar consultas regulares (duas vezes ao ano) com um médico para avaliação da pressão arterial e monitoramento da saúde geral, sobretudo porque a hipertensão muitas vezes é assintomática.

É importante destacar que a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos prescritos por um médico e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories