COLESTEROL ALTO
Dados compartilhados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mostram que 4 em cada 10 brasileiros possuem colesterol alto.
O colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol, conhecida como colesterol ruim, no organismo.
CAUSA
A principal causa do colesterol alto é uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos muito gordurosos, como: queijos amarelos, embutidos, frituras ou produtos industrializados.
OUTROS FATORES
O aumento do colesterol LDL pode ter origem genética. Nesse caso, o tratamento consiste em orientações sobre comportamentos saudáveis e acompanhamento regular por sua equipe de saúde.
TABAGISMO
O hábito de fumar pode resultar em menores níveis de HDL (colesterol bom) e níveis mais elevados de LDL (colesterol ruim). Com isso, aumentam o risco de formação de placas e obstrução das artérias.
MITOS
Um dos mitos mais ultrapassados é acreditar que o colesterol é problema apenas de quem sofre de obesidade. Pessoas magras também podem apresentar descontrole nos níveis de gordura no sangue e estar no grupo de risco de infarto e AVC.
Confira a seguir 5 sinais de que o seu colesterol pode estar alto
1) Dores ou desconforto no peito
3) Cansaço ao realizar atividades físicas comuns, como caminhar
4) Dores nas pernas ao caminhar
5) Queda de pelos nas pernas
É importante frisar que a hipercolesterolemia, popularmente conhecida como colesterol alto, pode ser detectada por meio dos exames de rotina.