FONTES DE ZINCO: Veja 6 alimentos que contém o elemento e para que ele serve
Por ser presente na composição de todo o corpo, o zinco é muito importante para a cicatrização dos tecidos. Ele é especialmente importante para bebês e crianças, pois pode interferir em seu crescimento e desenvolvimento.
Caso a falta de zinco ocorra em uma gestante, é possível que a criança nasça com alguma deficiência congênita ou pese menos que o esperado. Já se ocorrer em homens, pode haver redução da produção de espermatozóides.
Os sintomas da falta de zinco vão aparecendo progressivamente, e são: perda de apetite, perda de cabelo, lentidão, irritabilidade, enfraquecimento do olfato e paladar, erupções cutâneas e dificuldade de cicatrização. Na presença dos sintomas, um médico deve ser consultado.
Para diagnóstico da falta ou deficiência de zinco, pode ser feito um exame de sangue, porém os resultados tendem a ser imprecisos. A prescrição de suplementos orais costuma a ser feita antes dos resultados, com monitoramento dos sintomas.
Veja 6 alimentos que são fontes de zinco:
A quantidade diária varia entre 1,5 mg e 7 mg para crianças, 12 mg para mulheres e 15 mg para homens. Grávidas e lactantes precisam de mais, até 19 mg de zinco por dia.
É válido destacar que é importante evitar exageros, pois pode ocorrer intoxicação devido ao cobre presente no zinco.