Nootrópicos naturais: Conheça 10 substâncias que podem turbinar o seu cérebro
Os nootrópicos ou "drogas da inteligência" são substâncias que têm propriedades que estimulam a atividade cerebral, contribuindo para melhorar a memória, capacidade de concentração, o número de conexões entre os neurônios, entre outros.
Algumas substâncias artificiais, como a ritalina, por exemplo, são medicamentos que foram desenvolvidos para ajudar pessoas com problemas cognitivos, e por isso precisam de acompanhamento médico.
No entanto, alguns estudantes ganham acesso a esses remédios e os usam indiscriminadamente, sem saber que podem estar prejudicando sua química cerebral. Mas sabia que existem substâncias naturais que produzem o mesmo efeito, com um risco muito menor? Veja 10:
1.Cafeína
Presente em alimentos como café, chocolate e chá verde, também pode ser encontrado em cápsulas e aumenta a energia e concentração do organismo.
2.Guaraná
A versão em pó dessa planta é capaz de aumentar a energia e diminuir a ansiedade.
3.Ginkgo biloba
Essa planta pode ser adquirida em cápsulas e aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, aumentando sua eficiência e melhorando a memória.
4.Ginseng
É uma raiz asiática que estimula as células cerebrais, melhorando a concentração e a memorização.
5.Ashwagandha
É uma planta de origem indiana que estimula a produção de novas conexões neurais, aumentando a "inteligência" e a memória.
6.Bacopa monnieri
É uma planta indiana que aumenta a retenção de informação e otimiza a transmissão de impulsos nervosos.
7.Teacrine
É um composto que aumenta a energia, disposição e concentração. Diferente do caf´, ela não traz ansiedade.
8.Feniletilamina
É uma substância que auxilia na comunicação entre os neurotransmissores.
9.Creatina
Bastante utilizada na musculação, o pó de creatina também pode aumentar o desempenho do cérebro e diminuir a fadiga mental.
10.Coenzima Q10
A substância serve para aumentar a energia e tem efeito antioxidante, que ameniza os efeitos do envelhecimento.