COLSTEROL ALTO: Decubra 6 mitos ou verdades sobre essa condição
Responsável por doenças cardiovasculares como infarto e AVC, o colesterol alto é uma condição que, segundo dados da Associação Brasileira de Cardiologia, acomete cerca de 40% da população brasileira. Por isso, veja 6 mitos e verdades sobre o colesterol alto:
1.É possível controlar o colesterol alto sem a ajuda de medicamentos
Verdade
Levando em consideração que a maior parte dos casos de colesterol alto se desenvolve devido a hábitos de vida ruins - como má alimentação e sedentarismo - a reversão desse quadro pode ajudar a tratar e até mesmo prevenir o colesterol alto.
2.Pessoas magras não têm colesterol alto
Mito
Estar no peso ideal ou até abaixo do peso não é indicativo de estilo de vida. Talvez a pessoa tenha uma dieta rica em gorduras. Além de que o histórico familiar e o desenvolvimento de outras doenças como diabetes e hipotiroidismo também podem contribuir para aumentar os níveis de colesterol.
3. O colesterol alto aumenta o risco de infarto e AVC
Verdade
O aumento de colesterol ruim pode fazer com que essas gorduras se depositem nas paredes dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação sanguínea e aumentando a pressão arterial - o que eleva o risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC.
4.Água com limão diminui o colesterol alto
Mito
Apesar de ser rico em antioxidantes e aumentar a sensação de saciedade, não há comprovações científicas de que a mistura de água com limão ajuda a diminuir o colesterol alto. Para isso, você pode se alimentar com aveia, feijão e outras fontes de fibras, além dos óleos vegetais.
5.Comer ovo pode aumentar o colesterol
Mito
Apesar de ser uma informação bastante difundida, diversos estudos científicos indicam que o ovo não é capaz de aumentar o colesterol ruim. Pelo contrário! É um alimento muito saudável, fonte de diversos aminoácidos e vitaminas.
6.Dietas com restrição de carboidratos pode aumentar o colesterol
Verdade
Isso ocorre porque, quando há a privação de carboidratos, a pessoa tende a aumentar o consumo de proteínas e gorduras - o que tende a provocar uma elevação nos níveis de LDL, o colesterol "ruim".O ideal é que haja um equilíbrio na dieta, haja vista que cada um tem a sua função no organismo.