DIA MUNDIAL DO CÂNCER DE OVÁRIO: Saiba os sinais do tumor e quais são os fatores que aumentam o risco

No dia 08 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Câncer de Ovário com o objetivo que conscientizar a população (sobretudo as mulheres) para o tumor que, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, matam 70% das mulheres acometidas devido ao seu diagnóstico tardio.

Segundo dados da New Global Cancer Data (GLOBCAN 2020), o câncer de ovário aumentará sua mortalidade em 50% até 2040. Estes cenários alarmantes tornam a conscientização da doença tão necessária.

O diagnóstico tardio do Câncer de Ovário ocorre principalmente devido ao fato de que muitas mulheres não fazem o exame ginecológico preventivo de rotina e porque normalmente não há sintomas na fase inicial. Os sintomas aparecem tardiamente e são:

IR PARA JC.COM.BR

Dor, pressão ou inchaço do abdômen, pelve, costas ou pernas

Náusea

Indigestão e gases

Prisão de ventre

Diarréia

IR PARA JC.COM.BR

Cansaço constante

As pessoas que têm mais fatores para desenvolver a doença são as mulheres com idade avançada, que tiveram a primeira menstruação precocemente ou menopausa tardia. Mulheres que nunca tiveram filhos também parecem ter maior predisposição para o câncer de ovário

O excesso de peso também parece estar associado com o desenvolvimento do câncer de ovário e, por isso, a manutenção do peso corporal saudável é importante para reduzir o risco da doença.

É importante mencionar que o papanicolau (exame preventivo ginecológico) não tem a capacidade de detectar o câncer de ovário, apenas o de útero. Além dos exames clínicos, o ginecologista poderá solicitar exames de imagem e/ou laboratoriais.

Para tratamento, pode ser feita cirurgia ou quimioterapia a depender da extensão do tumor e da idade e das condições clínicas da paciente.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories