Hoje (8), foi divulgado o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023.
Resultado da isenção
Para verificar se sua solicitação foi aprovada, basta fazer login na Página do Participante utilizando seus dados. Caso tenha sido negada, é possível solicitar um recurso para que ela seja avaliada novamente.
Sua isenção foi negada?
Após confirmar que sua isenção foi negada, você pode solicitar um recurso para uma nova avaliação dos dados. Para solicitar, o participante deve enviar a documentação necessária para comprovar a situação socioeconômica.
O candidato deve enviar os documentos na própria Página do Participante, onde serão aceitos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.
O pedido de recurso pode ser feito até 16 de maio, e o resultado ficará disponível no dia 19 do mesmo mês.
As inscrições
As inscrições para o Enem 2023, por sua vez, foram adiadas para o período de 5 a 16 de junho pelo Ministério da Educação (MEC).
Como se inscrever no Enem 2023
A inscrição do Enem 2023 é feita na Página do Participante e caso o participante não possua cadastro, será necessário criar um para prosseguir com a inscrição. Confira o passo a passo:
1) Cadastro na Página do Participante
Durante a inscrição, serão solicitadas informações pessoais, como, CPF, data de nascimento, telefone para contato e CEP da residência
2) Acessibilidade no exame
Caso o participante precise de alguma forma de acessibilidade, pode ser solicitada durante a inscrição. O Exame possui acessibilidade para pessoas:
Quem pode solicitar acessibilidade?
Surdo cegas, surdas, cegas, com deficiência auditiva, baixa visão e visão monocular;
Autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção;
Pessoas gestantes;
Estudantes de Classe Hospitalar.
3) Língua estrangeira
Para a prova de Linguagens códigos e suas tecnologias, o estudante precisa selecionar um entre dois idiomas, já no processo de inscrição, sendo eles inglês ou espanhol.
4) Outras informações
Também será necessário que o participante preencha com algumas informações pessoais, referentes à escolaridade, se está cursando ou não o ensino médio, se já é formado ou se não concluiu e não está cursando o ensino médio
5) Questionário
Logo em seguida, o participante deve preencher um questionário de 20 questões, sobre a sua situação socioeconômica.
6) A taxa de inscrição
O candidato que não conseguiu a isenção precisa efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85 e enviar o comprovante de pagamento junto com a documentação exigida.