Confira 5 sintomas que podem indicar câncer de tireoide

A tireoide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo. Juntos, eles assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo ou da letra H.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de câncer na tireoide considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados. Exames de imagem como a ultrassonografia, a cintilografia e a ressonância magnética são recursos úteis para o diagnóstico.

DADOS

O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos. Os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico.

IR PARA JC.COM.BR

FATORES DE RISCO

História da doença ou de bócio na família são alguns dos fatores de risco mais comumente associados ao câncer de tireoide.

SINAIS

Tanto o carcinoma papilífero quanto o folicular costumam ser assintomáticos nas fases iniciais. Porém, quando os sinais aparecem os mais comuns costumam ser:

1) NÓDULO NO PESCOÇO

Um dos sinais mais comuns é o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço.

2) AUMENTO DOS GÂNGLIOS LINFÁTICOS

3) ROUQUIDÃO

IR PARA JC.COM.BR

4) TOSSE

5) DIFICULDADE PARA ENGOLIR

TRATAMENTO

Em geral, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico (tireoidectomia total ou parcial) e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso as células malignas tenham comprometido os gânglios cervicais, é necessário retirá-los.

FONTES

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories