Confira 5 sintomas que podem indicar câncer de tireoide
A tireoide é uma glândula constituída por dois lobos, o esquerdo e o direito, ligados por um istmo. Juntos, eles assumem o formato de uma borboleta de asas abertas, de um escudo ou da letra H.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de câncer na tireoide considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados. Exames de imagem como a ultrassonografia, a cintilografia e a ressonância magnética são recursos úteis para o diagnóstico.
DADOS
O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos. Os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico.
FATORES DE RISCO
História da doença ou de bócio na família são alguns dos fatores de risco mais comumente associados ao câncer de tireoide.
SINAIS
Tanto o carcinoma papilífero quanto o folicular costumam ser assintomáticos nas fases iniciais. Porém, quando os sinais aparecem os mais comuns costumam ser:
1) NÓDULO NO PESCOÇO
Um dos sinais mais comuns é o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço.
2) AUMENTO DOS GÂNGLIOS LINFÁTICOS
5) DIFICULDADE PARA ENGOLIR
TRATAMENTO
Em geral, o tratamento do câncer de tireoide é cirúrgico (tireoidectomia total ou parcial) e leva em conta o tipo e a gravidade da doença. Caso as células malignas tenham comprometido os gânglios cervicais, é necessário retirá-los.