VITAMINA D EM EXCESSO FAZ MAL? Saiba a quantidade máxima que você pode tomar da vitamina para não sofrer intoxicação

Responsável pela absorção de cálcio e fósforo e pelo funcionamento de músculos, ossos e dentes, a vitamina D é muito importante para a saúde do organismo.

Há dois tipos de vitamina D, a depender de sua obtenção: Enquanto a D2 (ergocalciferol) é conseguida através da exposição ao sol, a D3 (colecalciferol) é obtida através de alimentos como carnes, peixes, ovos, espinafre, nozes, etc.

A falta de vitamina D pode trazer sintomas como: dor nos músculos, fraquezas, dor nos ossos e espasmos musculares.

IR PARA JC.COM.BR

No entanto, o excesso de vitamina D também pode intoxicar o organismo e trazer efeitos, como:

Nervosismo

Náusea

Sede

Fraqueza

IR PARA JC.COM.BR

Aumento da vontade de urinar

Aumento da pressão arterial

O excesso de vitamina D também pode aumentar a concentração de cálcio no sangue, contribuindo para a formação de cálculos renais - por isso, é importante se atentar para essa condição.

A quantidade adequada de vitamina D para adultos costuma a estar na faixa dos 600 UI/dia, e o número tende a aumentar com a idade. De forma alguma ela deve ultrapassar os 4.000 UI/dia, que é o limite tolerável de vitamina D.

Para não correr o risco da falta ou intoxicação de vitamina D, é importante sempre realizar exames de rotina e ter acompanhamento médico - sobretudo se está pensando em tomar algum suplemento ou fazer mudanças em sua alimentação.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories