CÂNCER DE INTESTINO: Veja como PRETA GIL descobriu e estava com o tumor e quais são os SINAIS e SINTOMAS
O câncer de intestino ou câncer colorretal é o quarto tipo de câncer mais comum no Brasil, ficando atrás apenas dos cânceres de pele, mama e próstata.
De acordo com pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 40 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de intestino todos os anos - e no início do ano ele fez mais uma vítima: a cantora e apresentadora Preta Gil.
Segundo entrevista de Preta Gil para o Fantástico, ela revelou que descobriu o câncer de intestino ao acordar e perceber que tinha sangue escorrendo por toda a sua perna. Antes desse episódio, ela vinha sentindo dores de cabeça e crises de hipertensão. Outros sinais do tumor são:
Mudanças no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre) e sangue nas fezes
Vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta
Dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas
Perda de peso sem razão aparente
Cansaço, fraqueza e anemia
No entanto, a doença normalmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Por isso, é importante a realização de exames que identifiquem o tumor, como: sangue oculto nas fezes e colonoscopia (indicado para pessoas acima dos 45 anos).
O câncer de intestino é tratável e curável com frequência. Após o diagnóstico confirmado por biópsia, o paciente poderá retirar o tumor através de uma cirurgia. Para reduzir as chances de incidência, pode ser feita radioterapia, combinada ou não com quimioterapia.
As chances de cura do paciente com câncer de intestino serão maiores quanto mais cedo a doença for diagnosticada. Caso as células defeituosas do câncer se espalhem para outros órgãos - a "metástase" -, a cura ficará muito mais complicada.
Segundo o Oncoguia, estima-se que 90% dos cânceres de intestino se desenvolvem devido a hábitos ruins, como má alimentação, obesidade e tabagismo. Há algumas medidas que podemos tomar para ter uma vida mais saudável e diminuir o risco de desenvolver o câncer de intestino.
São elas: praticar exercícios físicos regularmente, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas, evitar alimentos defumados, enlatados ou embutidos, reduzir o consumo de alimentos com corantes ou conservantes, incluir alimentos com muitas fibras e nutrientes na sua alimentação (ex: frutas e vegetais).