Quais são os principais sintomas do câncer de estômago?

Confira sintomas, tratamento e prevenção do câncer de estômago

Antes do aparecimento do câncer, alterações pré-cancerígenas podem ser observadas na mucosa, que é o revestimento interno do estômago. Essas alterações geralmente não apresentam sintomas e, portanto, são frequentemente negligenciadas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico.

O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, surge devido ao crescimento anormal de células e tem um desenvolvimento gradual que pode levar muitos anos.

Os câncer pode ser divididos em dois subtipos pela patologia: intestinal e difuso.

IR PARA JC.COM.BR

Intestinal

Ocorre geralmente em pacientes mais idosos, em sua maioria do sexo masculino, e é associado a presença de gastrite crônica atrófica e metaplasia intestinal.

Difuso

Ocorre em pacientes mais jovens, com distribuição igualitária entre os sexos e tem comportamento mais agressivo quando comparado ao tipo intestinal.

Sintomas e sinais do câncer de estômago:

Não existem sintomas específicos que levem a uma rápida identificação do câncer de estômago. No entanto, alguns sinais podem indicar o desenvolvimento de um tumor no estômago:

Perda de peso; Perda de apetite; Fadiga; Sensação de estômago cheio; Dificuldade para engolir; Vômitos; Náuseas; Desconforto abdominal persistente.

IR PARA JC.COM.BR

Estes sintomas, porém, são comuns a outras doenças. Por isso é necessário consultar-se com um médico especialista experiente nos sinais da doença.

Diagnóstico do câncer de estômago

O diagnóstico de câncer gástrico é feito pela endoscopia digestiva alta. Para realizar esse exame, o paciente recebe sedação e anestésico na região da garganta, para que um tubo seja introduzido pela boca.

Tratamento

As opções de tratamento para o câncer de estômago dependem da sua localização, do estágio em que se encontra e da agressividade da doença. Além disso, o médico precisa levar em conta o estado de saúde geral do paciente e as suas preferências.

As principais alternativas à disposição dos médicos:

Cirurgia; Quimioterapia; Radioterapia; Terapias-alvo; Imunoterapia

Prevenção

Para evitar o risco de desenvolver câncer de estômago, é importante manter um peso saudável de acordo com a sua idade, altura e estrutura corporal, optar por uma alimentação com ingredientes mais naturais, com foco em vegetais e frutas, reduzir a quantidade de sal e de alimentos processados em sua dieta e não fumar.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories