Veja 6 exercícios para ganhar massa muscular
1- Levantamento de peso
Não é surpresa que o primeiro treino que vem à mente quando falamos sobre ganho muscular é justamente o levantamento de peso. Afinal, essa é uma ótima opção se o seu objetivo é ganhar massa muscular.
Você pode levantar pesos livres, como os halteres, ou usar aparelhos de musculação na academia. O mais importante é manter seu treino intenso, dentro dos seus limites para evitar qualquer tipo de lesão.
Conte sempre com a orientação e o acompanhamento de um professor de educação física. Isso te ajudará a manter um treino eficaz, além de proteger suas articulações.
2- Crossfit
O Crossfit trabalha vários grupos musculares em cada exercício e usa apenas alguns acessórios pra execução dos movimentos, em vez dos numerosos aparelhos de musculação. Um treino de crossfit pode queimar até 1.500 calorias! Não é demais?
3- Funcional
Essa é uma ótima maneira de começar a mexer o corpo, podendo ainda ganhar músculos. A modalidade utiliza movimentos comuns para ajudar a melhorar a flexibilidade, a força e o condicionamento físico — agachamentos e pulos são alguns exemplos.
4- Pilates
Quer uma opção que pode te ajudar a se desafiar um pouco mais e a relaxar a mente? O pilates é uma combinação de exercícios para o corpo e mente que trabalha todos os grupos musculares, com foco em força, controle muscular, postura, estabilidade central e respiração.
5- Natação
Nadar é uma atividade de baixo impacto que ajuda a melhorar a resistência cardiovascular e física. Além disso, a água oferece resistência e, por isso, é um treino que ajuda na saúde cardiovascular e no aumento dos músculos do corpo todo.
6- Boxe
Se a ideia é um treino que se concentre especificamente na parte superior do corpo, o boxe pode ser uma alternativa.
Importante dizer que você não precisa praticar boxe de forma competitiva se não estiver interessado em entrar no ringue! As aulas de boxe fornecem o treinamento que pode te ajudar a ganhar massa muscular.
É claro que nenhum desses esportes vai favorecer o ganho de músculos do dia para a noite. Ganhar massa muscular significa ser consistente e regrado com os exercícios ao longo do tempo.
Não esqueça da alimentação!
Outro ponto essencial é a alimentação, com o consumo de nutrientes que irão ajudar na recuperação e no ganho de massa muscular. É aí que entra seu plano nutricional.
Fornecer a quantidade certa de energia e nutrientes, como carboidratos e proteínas que ajudam na recuperação dos músculos após os exercícios físicos, é uma estratégia importante.