Neste domingo (14), a cantora Preta Gil publicou, em seu Instagram, atualizações sobre seu estado de saúde: "Acho que vocês perceberam que minha vida e meu tratamento deram uma reviravolta".
Preta Gil foi diagnosticada, em janeiro de 2023, com câncer no intestino.
A cantora contou que se mudou para São Paulo para se dedicar ao tratamento oncológico há duas semanas.
Como Preta Gil descobriu a doença?
Preta Gil revelou, durante sua entrevista no Fantástico, que descobriu o câncer de intestino quando percebeu que tinha sangue escorrendo por toda a sua perna ao acordar. Antes do ocorrido, Preta Gil já estava sentindo dores de cabeça e crises de hipertensão.
O que é o câncer no intestino?
É um tumor que se desenvolve no intestino grosso, conhecido, também, de câncer do cólon e do reto.
O que é o câncer no intestino?
É uma doença que pode ser prevenida, pois, na maioria dos casos, é desenvolvida a partir de pólipos, que são lesões benignas crescidas na parede do intestino. Quando o pólipo é retirado, evita-se que ele se transforme em câncer.
Quais são os principais sintomas do câncer no intestino?
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura. Confira os principais sintomas:
Mudanças no hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre)
Vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta
Dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas
Perda de peso sem razão aparente
Cansaço, fraqueza e anemia
Como descobrir o câncer do intestino no início?
O exame laboratorial é relativamente simples, podendo ser encaminhado pelo médico clínico. É recomendada a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas acima de 50 anos.
Para as pessoas com maior risco pode ser necessária a realização de colonoscopia. Todo e qualquer exame só pode ser recomendado por médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados.
Como diminuir o risco de câncer de intestino?
Fazer atividade física na maioria dos dias da semana;
Ter uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobre em gorduras animais; Não fumar; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Realizar exames anuais, após os 50 anos, para detecção precoce e tratamento de pólipos.