Estes ALIMENTOS estão DIMINUINDO a sua TESTOSTERONA: Saiba quais
Responsável pela libido (desejo sexual) e pelo ganho de massa muscular, a testosterona é um hormônio presente tanto em homens quanto mulheres - porém, em maior quantidade no sexo masculino.
Uma dieta com muitas gorduras saturadas pode diminuir a produção de testosterona no organismo. Isso porque o hormônio precisa do HDL (colesterol "bom") para ser produzido, e esses alimentos diminuem o HDL e aumentam o LDL (colesterol "ruim").
O consumo excessivo de alimentos com muito açúcar também pode prejudicar a produção de testosterona. Além desses alimentos geralmente serem pobres em nutrientes e causar picos de glicose.
Há também certos alimentos que têm compostos que se assemelham ao estrogênio ou que aumentam sua produção, o que também causa uma queda nos níveis de testosterona (quanto mais estrogênio, menos testosterona).
Veja 4 alimentos que diminuem a testosterona:
Além disso, o consumo de álcool e cigarro também contribuem para diminuir os níveis de testosterona. Estima-se que fumantes têm cerca de 20% a menos do hormônio quando comparado a não-fumantes.
Para aumentar a produção de testosterona, você deve consumir alimentos ricos em oxidantes, zinco e bons óleos, como Ômega 3, que aumentam a produção de HDL e, consequentemente, de testosterona.
Consuma muitos vegetais, frutas (especialmente abacate), peixes, ovos, chocolate amargo, nozes, castanhas, sementes e cereais para aumentar seus níveis de testosterona naturalmente.
Você também deve fazer exercícios físicos regularmente, ter uma boa noite de sono e evitar estresse. Caso ache que a sua testosterona está baixa, deve procurar um médico.