CÂNCER DE EMÍLIO SURITA: Apresentador de "Pânico na TV" é internado com câncer de intestino; entenda

As dúvidas sobre o motivo do afastamento de Emílio Surita do "Pânico na TV" desde o dia 5 agora foram encerradas: o apresentador foi internado por conta do diagnóstico de câncer de intestino.

Segundo uma postagem no instagram do comentarista Odair Del Pozzo na noite de terça-feira (16), Emílio Surita foi internado às pressas logo após o diagnóstico do câncer de intestino.

Emílio realizou uma cirurgia para retirada do tumor, ficou uma semana na UTI e agora se recupera em um quarto. Seu quadro é bastante grave.

IR PARA JC.COM.BR

O que é o câncer de intestino?

O câncer de intestino ou câncer colorretal é um tumor que ocorre na parte inferior do intestino grosso, no reto ou no ânus.

É o quarto tumor mais comum no Brasil, que faz 40 mil novos casos a cada ano. Inclusive, além de Emílio, outra celebridade que atualmente está lutando contra o tumor é Preta Gil.

Quais são os sintomas do câncer de intestino?

Mudanças no hábito intestinal, sangue nas fezes, vontade frequente de ir ao banheiro, dor ou desconforto abdominal (gases ou cólicas), perda de peso sem razão aparente, cansaço, fraqueza e anemia.

IR PARA JC.COM.BR

O câncer de intestino tem cura?

O câncer de intestino é frequentemente curável, principalmente se for diagnosticado cedo. Normalmente é feita uma cirurgia de retirada do tumor, em que quimioterapia e radioterapia podem ser utilizadas (em conjunto ou não) para evitar a reincidência.

O diagnóstico precoce do câncer de intestino é bastante difícil, pois os sintomas costumam aparecer apenas nos estágios mais avançados da doença, além de que podem ser confundidos por muitas outras doenças do organismo.

Por isso, é muito importante realizar os exames de detecção preventiva do câncer de intestino, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias).

Esses exames são ainda mais importantes para os grupos que têm fatores de risco para o tumor, como tabagismo, consumo de álcool ou sal em excesso, obesidade, sedentarismo ou histórico familiar.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories