BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA
Saiba tudo sobre as propriedades da cúrcuma e veja 5 benefícios incríveis do tempero para sua saúde
Conhecida também como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e tumérico, a cúrcuma proporciona diversos benefícios ao organismo e é, inclusive, um dos alimentos indicados para serem incorporados a uma dieta voltada para fortalecer o sistema imunológico.
ORIGEM
Originário de países asiáticos, a cúrcuma é um caule subterrâneo da família do gengibre, usado mundo afora em preparos com vegetais ou carnes.
Confira a seguir 5 benefícios da cúrcuma para sua saúde
1) Ação antioxidante
É comum vermos dúvidas sobre como usar a cúrcuma, especiaria popular na culinária indiana, reconhecida por seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório.
2) Atua na recuperação muscular pós-treino
3) Regulação de pressão arterial
4) Ação neuroprotetora
O açafrão-da-terra também oferece proteção contra a degeneração dos neurônios, promove a neurogênese e contribui para a plasticidade neuronal.
COMO CONSUMIR?
A cúrcuma não é tão facilmente absorvido pelo organismo. Para melhorar a capacidade de absorção da cúrcuma, é recomendável associá-la a alguma gordura. Pode ser um azeite de oliva ou uma oleaginosa, por exemplo. A combinação com pimenta também ajuda na sua absorção.
DICAS
Opte tanto pela cúrcuma em pó, mais facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou redes de supermercado, ou in natura, quando tem um aspecto bem semelhante ao do gengibre, embora com uma cor alaranjada.
Adicione a cúrcuma ao temperar carnes. Esse ingrediente vai bem com frango e peixe, embora haja quem opte por usá-la no preparo de carnes vermelhas.
CONTRAINDICAÇÕES
Na alimentação de gestantes e crianças, a cúrcuma deve ser usada com muita moderação, recorrendo a pitadas, apenas. Além disso, pode causar obstrução nos dutos de quem sofre com cálculos biliares. Portanto, de forma preventiva, o açafrão-da-terra deve ser evitado por quem tem problemas na vesícula.