GRIPE
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Veja a seguir 5 chás caseiros contra a doença e para tosse com catarro.
TOSSE COM CATARRO
Alguns remédios caseiros tem ação expectorante que ajudam a eliminar as secreções das vias respiratórias e fortalecem o sistema imunológico.
SINTOMAS
Os principais sintomas da gripe são: Febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
TIPOS
Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
COMPLICAÇÕES
A principal complicação da gripe são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.
Confira a seguir 5 chás incríveis para gripe e tosse com catarro
1) Chá de hortelã
O chá de hortelã pode ser usado para aliviar a tosse, dor de garganta e resfriados, já que seus óleos essenciais, como o mentol, e sua propriedade anti-inflamatória e analgésica ajudam a desinflamar a garganta e as vias respiratórias.
2) Chá de alcaçuz
O chá de alcaçuz ajuda a diminuir a irritação na garganta, além de contribuir para a eliminação do catarro, sendo um erva muito útil para tratar problemas respiratórios.
3) Chá de canela, cravo-da-índia e limão
A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. O limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.
4) Chá de eucalipto
O chá de eucalipto pode ser usado em caso de alterações do sistema respiratório, já que possui propriedades que inibem o desenvolvimento dos microrganismos responsáveis por essas alterações, ajuda a fluidificar o muco, é expectorante e anti-inflamatório, além de ajudar a aliviar a tosse.
5) Chá de orégano
O chá de orégano tem propriedades que aumentam a produção de secreções pulmonares, ajudando a aliviar a tosse seca, resfriado comum e doenças como bronquite, sinusite e laringite, já que também possui propriedade antibacteriana.
VACINAÇÃO
É importante ressaltar que segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.
Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas como lavar sempre as mãos com água e cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.