DIABETES
De acordo com o Panorama da Diabetes da OPAS nas Américas, ao menos 62 milhões de pessoas vivem com a doença.
A diabetes ocorre quando há aumento da glicose no sangue que é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino, que se transformam em açúcar. No sangue, a glicose é utilizada pelos tecidos como energia e sua utilização depende da presença de insulina, que é uma substância produzida nas células presentes no pâncreas.
ALIMENTOS
Grande parte da glicose do nosso organismo vem dos alimentos, especificamente os que contêm carboidratos.
HÁBITOS ALIMENTARES
A diabetes é uma doença que está relacionada com os hábitos alimentares das pessoas.
Uma boa maneira de baixar a glicose naturalmente é por meio da alimentação e da mudança de hábitos. Veja 5 alimentos para controlar a glicose naturalmente.
1) Aveia
Aveia contém beta-glucana, que é uma fibra solúvel saudável para o coração que retarda a digestão. Isso impede grandes picos nos níveis de açúcar no sangue.
2) Laranja
A Laranja é uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Embora, as laranjas sejam doces, na verdade, elas tem um baixo índice glicêmico (IG).
3) Salmão
O Salmão é uma rica fonte de nutrientes essenciais, incluindo a Proteína, Niacina e a vitamina D. O Salmão também é uma boa fonte de ômega-3 ácidos graxos, que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à resistência à insulina.
3) Feijão
Os Feijões são ricos em fibra solúvel e ainda é uma fonte barata de proteína com baixo (IG) índice glicêmico, tornando-os ideais para prevenir grandes oscilações nos níveis de açúcar no sangue.
4) Couve
A Couve é rico em uma série de nutrientes essenciais, incluindo vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Além dos minerais como o Cálcio e o Magnésio. Além disso, ele ainda é rico em fibras, flavonóides e outros antioxidantes.
5) Canela
A Canela tem sido usado por milhares de anos para tratar vários problemas de saúde, de acordo com a American Diabetes Association (ADA). Recentemente, o tempero tem sido apontado ser bastante benéfico para as pessoas com diabetes, pois ele ajuda a melhorar no controle do açúcar no sangue.
AJUDA MÉDICA
Vale salientar que os alimentos por si só não fazem milagre. É importante alinhar uma dieta balanceada, com uma rotina de exercício físicos e acompanhamento médico.