ATOR GLOBAL REVELA CÂNCER DE PÂNCREAS; saiba os SINAIS do tumor e como é feito seu TRATAMENTO
No programa Encontro com Patrícia Poeta de ontem (18/05), o ator global Jackson Antunes ("Rei do Gado" e "A Favorita") revelou ter passado por um tratamento de câncer de pâncreas seis anos atrás.
Durante a conversa sobre o tratamento do câncer de Preta Gil, Jackson relatou que ficou internado por um mês e aproveitou para agradecer o apoio de sua esposa, Cristiana Brito, durante o processo.
"Devo muito a ela, ao acordar e tê-la ali do meu lado. Ela ficou 30 dias comigo e saiu comigo. Se a Cris não tivesse ficado comigo, tenho certeza que, talvez, não saísse dali ou ficasse mais três meses ali.", afirmou o ator.
Foi a primeira vez que o vilão de "Todas as Flores" falou sobre seu diagnóstico e tratamento do câncer de pâncreas. Hoje o ator está bem.
O que é o câncer de pâncreas?
O câncer de pâncreas é um tumor maligno que ocorre no pâncreas, geralmente proveniente do tecido glandular (adenocarcinoma). É raro antes dos 30 - normalmente acomete pessoas acima dos 60 anos de idade.
Veja os sinais do câncer de pâncreas:
Fraqueza, dores nas costas e dor abdominal
Perda de peso, náuseas e falta de apetite
Urina escura e olhos e pele de cor amarelada
Geralmente os sinais só aparecem em estágios mais avançados, tornando o câncer de pâncreas um tumor de difícil detecção.
A diabetes pode ser um fator de risco ou um sintoma que ocorre antes do desenvolvimento do tumor.
Para diagnóstico do câncer de pâncreas, normalmente é feito exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O câncer de pâncreas costuma ser bem agressivo. A cirurgia é geralmente a melhor opção - mas, devido ao diagnóstico tardio, ela é frequentemente complementada com radioterapia e quimioterapia.