CÂNCER DE PÂNCREAS
Os tumores de pâncreas mais comuns são do tipo adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a 90% dos casos diagnosticados.
Pelo fato de ser de difícil detecção, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade, por conta do diagnóstico tardio e de seu comportamento agressivo.
ONDE FICA O PÂNCREAS?
A localização do pâncreas é na cavidade mais profunda do abdômen, atrás de outros órgãos. O que acaba prejudicando a detecção do tumor, que em geral acontece tardiamente.
PERIGO
No Brasil, o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por essa doença.
Veja a seguir 5 sinais de alerta e sintomas do câncer de pâncreas.
1) Olhos e pele amarelados
Um dos principais sintomas do câncer de pâncreas é a icterícia, o amarelamento dos olhos e da pele, causados pelo acúmulo da bilirrubina, uma substância marrom-amarelada escura produzida no fígado.
2) Náuseas e vômitos
Se o tumor estiver pressionando o estômago, pode obstruí-lo parcialmente, dificultando a passagem dos alimentos. Isso pode provocar náuseas, vômitos e dores que tendem a piorar após as refeições.
3) Dor abdominal ou nas costas
Dor no abdômen ou nas costas é frequente no câncer de pâncreas, uma vez que o crescimento do tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, provocando dor.
4) Perda de peso e falta de apetite
A perda de peso não intencional é muito comum em pacientes com câncer de pâncreas. Esses pacientes têm pouca ou nenhuma apetite.
5) Aumento da vesícula biliar ou aumento do fígado
Se o câncer obstrui o ducto biliar, a bile pode se acumular na vesícula biliar, provocando um aumento da mesma.
DIAGNÓSTICO
Entre os exames que podem ser solicitados estão os de sangue, fezes, urina, ultrassonografia abdominal, tomografia, ressonância nuclear de vias biliares e da região do pâncreas. A confirmação se dá por biópsia de tecido do órgão.
TRATAMENTO
O câncer de pâncreas tem chances de cura se for descoberto na fase inicial. Nos casos onde a cirurgia é uma opção, o mais indicado é a ressecção (retirada do tumor).
QUIMIOTERAPIA
Há, ainda, os procedimentos de radioterapia e quimioterapia, associados ou não, que podem ser utilizados para redução do tamanho do tumor e alívio dos sintomas.
PREVENÇÃO
Não fumar, evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, além de adotar dieta balanceada, rica em frutas e vegetais, são medidas válidas para prevenir o câncer de pâncreas.