PRETA GIL
Em janeiro deste ano, Preta Gil foi diagnosticada com um câncer no intestino. Confira como a cantora descobriu o tumor e como está o estado de saúde dela hoje.
CÂNCER DE INTESTINO
O câncer de intestino é tratável e, na maioria dos casos, curável, quando detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
COMO PRETA GIL DESCOBRIU O CÂNCER NO INTESTINO?
No começo do ano, a cantora Preta Gil, através das suas redes sociais, publicou um comunicado informando que tinha um "adenocarcinoma na porção final do intestino", após passar 6 dias internada.
O adenocarcinoma é um tipo de tumor maligno (câncer) que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo a parte final do intestino.
Este tipo de tumor é um dos mais comuns no Brasil e no mundo.
TRATAMENTO
O tratamento curativo é a cirurgia para retirada do tumor. Dependendo do resultado e tamanho do tumor, o paciente pode precisar complementar com quimioterapia por três a seis meses.
QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia aumenta ainda mais a chance de cura. No entanto, se for um tumor metastático, a chance de cura é bem pequena e o tratamento é feito com quimioterapia associada a outras terapias chamadas "alvos de droga molecular".
SINTOMAS
Dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente e sangue nas fezes são alguns dos principais sintomas e sinais de alerta da doença.
COMO ESTÁ PRETA GIL HOJE?
A última atualização sobre o estado de saúde de Preta Gil foi feita pela própria cantora, na última quarta-feira (17).
No vídeo, Preta é surpreendida pela sua amiga, a atriz Carolina Dieckmann, que foi visitá-la em São Paulo, local onde a cantora está fazendo o seu tratamento.
AMIZADE DE LONGA DATA
"Acordei e ela estava na sala me esperando. Veio me ver de surpresa", comentou a cantora.
MUDANÇA
Recentemente, Preta precisou deixar o Rio de Janeiro e se mudou para São Paulo, para continuar seu tratamento.
QUIMIOTERAPIA
A cantora também contou que irá iniciar uma nova etapa com sessões de radioterapia e quimioterapia oral. Além disso, ela deverá por uma cirurgia.