O vinagre de maçã é amplamente utilizado em saladas, marinadas, vinagretes e conservantes alimentares.
É antigo o mito de que a ingestão de vinagre com as refeições ajuda na "queima" de calorias, a "derreter" a gordura dos alimentos ou até mesmo a gordura corporal.
Não existem evidências científicas em relação ao vinagre
auxiliar no processo de emagrecimento ou sobre seus benefícios nos níveis séricos de lipídeos.
Embora alguns estudos com animais demonstrem efeitos
positivos do vinagre sobre o perfil lipídico sanguíneo, esses resultados não foram encontrados em humanos.
Estudo realizado com animais com níveis elevados de colesterol, o uso do vinagre promoveu melhora no sistema de defesa antioxidante e diminuição da peroxidação lipídica nos eritrócitos, rins e fígado, além da diminuição dos
níveis de colesterol total e triglicerídeos.
Assim, o estudo sugere que o uso do vinagre de maçã possa ser complemento no tratamento da toxicidade induzida por estresse oxidativo.
Qual o melhor caminho para perder peso?
Respondendo à pergunta inicial, não existe atalho para emagrecer. O melhor caminho é a mudança do estilo de vida. O processo de emagrecimento envolve vários aspectos que vão além de comer menos apenas.
Qual o melhor caminho para perder peso?
Soluções rápidas para reduzir peso geralmente não são saudáveis e a adoção de dietas restritivas e aleatórias podem trazer consequências negativas para a saúde.
A melhor prática para perder peso é preferir alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.
A combinação de uma alimentação saudável e adequada à prática regular de atividade física contribui tanto para a perda quanto para a manutenção do peso em longo prazo.
O ideal é incorporar novos hábitos ao cotidiano gradativamente, de modo que quem quer perder peso possa descobrir novos prazeres tanto nos alimentos e preparações saudáveis quanto nas atividades físicas escolhidas.
ATENÇÃO
Para mais informações, procure uma equipe de atenção primária na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência e veja quais as ações estão disponíveis para auxiliar no controle e prevenção da obesidade.
As informações desta matéria foram extraídas do artigo "DesmistifIcando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição", do Ministério da Saúde juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais.