Todo mundo sabe que os alimentos são o combustível que faz o nosso corpo funcionar. Isso porque essa energia é obtida por meio das calorias, sendo fornecidas pelos alimentos quando metabolizados pelo organismo.
Cada ingrediente possui seus macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) em diferentes proporções e também os micronutrientes (vitaminas e minerais), compondo assim o seu valor energético e nutricional.
Cada grupo tem um índice calórico: 1g de proteína tem 4 kcal; 1g de carboidrato possui 4 kcal, enquanto 1g de lipídio fornece 9 kcal. Já os micronutrientes, como fibras, vitaminas e minerais, são livres de calorias.
Para quem quer perder ou manter o peso, os alimentos com baixas calorias são bons aliados, pois podem ser consumidos em maior quantidade sem pesar na balança.
Só consumir alimentos com poucas calorias não basta: o que faz realmente com que exista uma perda de peso é o déficit calórico. Ou seja, ter um gasto energético maior que aquilo que foi ingerido.
Vale ressaltar, que um dos pontos mais importantes é também a QUALIDADE daquilo que ingerimos, pois a contagem de calorias nem sempre é válida. Exemplo: 1 bombom pequeno = 80kcal, 1 maçã = 80kcal
Já pensou poder comer alguns alimentos sem se preocupar com a quantidade? Isso pode acontecer sim.
A fruta que contém mais líquido (95% de seu peso é água), a melancia é uma aliada da hidratação e da saciedade, e é um dos principais alimentos com baixa caloria, pois fornece 30kcal a cada 100 gramas.
Melão
100g contem apenas 34 calorias e todas elas ricas em água, ajudando na limpeza do sangue e remoção de impurezas. É um excelente diurético e ajuda a controlar a pressão arterial, graças ao potássio e magnésio presentes nele.
Tomate
Da pizza à saladinha, poucos alimentos são tão versáteis como o tomate. Além disso, esse ingrediente contém potássio, fibras, vitamina C e apenas 19 calorias numa porção de 100g.
Morango
100g de morango contêm apenas 30 calorias. Além de ser um exemplo de alimento com poucas calorias, ainda possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo ótimo para combater o envelhecimento precoce.
Pera
Que tal um alimento que, além de ter poucas calorias, ajuda na digestão e na saciedade? É o caso da pera, que fornece apenas 57 calorias a cada 100g.
Pepino
Parece sem graça, mas é um excelente aliado no processo de desintoxicação e limpeza do organismo, além de melhorar a circulação e ajudar na retenção de líquidos pela sua quantidade de água.