Veja o que é e quais os efeitos colaterais do Ozempic
Para que serve o Ozempic?
O Ozempic foi desenvolvido para tratar diabetes tipo 2 em pessoas de difícil controle devido ao impacto do peso na doença. Sua administração é feita por meio de uma caneta injetável.
No entanto, celebridades de várias partes do mundo têm compartilhado nas redes sociais que estão usando o Ozempic para emagrecer, dentre eles Elon Musk, CEO da Tesla e dono do Twitter, e a cantora Jojo Todynho.
O uso do medicamento para este fim virou piada até na cerimônia do Oscar. O comediante Jimmy Kimmel chegou a brincar com a tendência ao apontar para a plateia e dizer: "Todo mundo parece tão bonito. Quando olho em volta desta sala, não posso deixar de me perguntar: 'Ozempic é certo para mim?'
Mas por que ele emagrece?
O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade.
O remédio age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e a alimentação, ajudando a estimular a produção de insulina e, assim, a diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo.
Por conta deste mecanismo, quem usa o remédio sente menos fome e, consequentemente, se alimenta menos e emagrece. No entanto, este medicamento não tem indicação para o tratamento da obesidade.
Quais são os possíveis efeitos colaterais do uso do Ozempic?
A preocupação de especialistas com o uso desenfreado da semaglutida, sem atender aos critérios para indicação e sem a devida avaliação médica, é devido aos riscos que o medicamento pode gerar.
Os principais são relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, constipação ou diarreia, cefaleia e sensação de fraqueza.
Há ainda o risco de a perda de peso excessiva provocar uma perda de massa magra em todo o corpo, o que leva a problemas como um envelhecimento acelerado do rosto.
Qual é o preço de uma injeção de Ozempic?
O medicamento Ozempic possui um preço que varia entre R$ 700 e R$ 1.000
É importante salientar que no Brasil, a medicação ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para emagrecer, em pacientes que não têm diabetes.