Saiba para que serve a cúrcuma
A cúrcuma (Curcuma longa), ou açafrão-da-terra, é uma planta com raízes de coloração laranja que tem forte ação antioxidante e anti-inflamatória
A cúrcuma também é muito usada como ingrediente de cremes, pois ajuda no tratamento de problemas de pele, como psoríase ou acne, devido a uma outra propriedade antibacteriana.
A raiz da cúrcuma é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, alguns supermercados e feiras de rua, e pode ser usada para preparar chás ou para temperar carnes, legumes e sopas
Para que serve e benefícios:
1- Ajudar na prevenção do câncer
Possui compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer como de cólon, mama, intestino, bexiga e medula óssea.
2- Reduzir o colesterol
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o LDL, e os triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral ou aterosclerose.
3- Aliviar as dores
Quando usada de forma terapêutica, ajuda a aliviar a dor de cabeça e as dores nas articulações, como a que acontece na artrite reumatoide, por exemplo, uma inflamação das articulações que causa dor e dificuldade de movimentação.
4- Ajudar no emagrecimento
A cúrcuma pode ajudar no emagrecimento por possuir ação termogênica, estimulando o gasto energético e a queima de gordura corporal.
5- Prevenir doenças neurodegenerativas
A cúrcuma possui uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda a melhorar a capacidade cognitiva, além de prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson ou demência.
6- Controlar a diabetes
Esta planta medicinal melhora as funções das células do pâncreas, que é o órgão responsável pela secreção do hormônio insulina, ajudando a diminuir os níveis de glicose no sangue.
7- Prevenir doenças alérgicas
Segundo alguns estudos, a cúrcuma ajuda a prevenir doenças alérgicas, como rinite e sinusite alérgica, e asma, por inibir a produção de citocinas e de IgE, que são substâncias do sistema imunológico que aumentam durante as crises de alergia.
8- Ajuda a reduzir a depressão
Pode influenciar no equilíbrio da serotonina e dopamina, neurotransmissores que estão relacionados com o bem-estar e o bom humor. Por isso, pode ser uma boa opção como tratamento complementar como depressão, ansiedade ou estresse.
9- Tratar problemas na pele
Por possuir ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, pode ser recomendada, na forma de cremes ou cápsulas orais, para complementar o tratamento de problemas na pele como acne e dermatite