CAFÉ BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
veja quantas xícaras é possível tomar sem complicações e conheça os efeitos positivos e negativos de tomar café todo dia.
CAFÉ
O café é a bebida queridinha do brasileiro, e do pernambucano mais ainda, que toma café até no calor. Mas além de ser um ótimo estimulante, o café possui outros benefícios e alguns malefícios.
1. Nos deixa alerta e mais concentrados
Por conter cafeína, substância que tem efeito estimulante, faz o organismo ficar em um maior estado de alerta, ou seja, mais acordados. Também favorece a concentração.
2. Diminui a sonolência
Justamente pela cafeína, o café faz com que o organismo não fique tão sonolento e cansado.
3. Parkinson e Diabetes tipo 2
Estudos já reconhecem que o consumo de café está associado a uma redução na incidência de Parkinson e no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
1. Úlcera ou gastrite
O consumo do café não é recomendado para quem possui úlcera ou gastrite, pois o café tem ação estimulante e libera pepsina no estômago, tornando o ambiente mais ácido e acentuando os sintomas.
2. Consumo para isodos
Alguns estudos mostram que o café possui um efeito negativo na produção de cálcio no organismo, portanto, idosos não podem consumir altas doses de café por dia. O recomendado é sempre incluir alimentos ricos em cálcio.
QUANTAS DOSES DE CAFÉ POR DIA É POSSÍVEL BEBER?
Estudos mostram que de 1 a 4 xícaras por dia, dependendo da pessoa, é o limite diário.
ATENÇÃO!
Mais do que essa quantidade é possível que cause arritmia, insônia e agitação. Procure um médico sempre!