ALIMENTOS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO: Veja LISTA com 12 alimentos que REDUZEM O RISCO de doenças cardiovasculares
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares já são a causa número 1 de morte no Brasil. Associadas com hábitos ruins, uma boa alimentação pode ajudar a reduzir o risco. Veja lista com 12 alimentos benéficos ao coração:
1.Frutas, legumes e verduras em geral
Ricos em antioxidantes, diminuem a gordura corporal e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. 3 porções diárias de frutas e 4 de legumes é o ideal.
2.Peixe
O ômega-3 presente no atum, sardinha e outros tipos de peixes aumenta o colesterol "bom" (HLD) e diminui o ruim (LDL), melhorando o fluxo sanguíneo.
3.Azeite de Oliva
Suas insaturações evitam o acumulo de LDL nos vasos sanguíneos. Só devemos ter cuidado ao esquentá-lo, pois pode se tornar gordura trans.
4.Alho
O alho é outro alimento que ajuda na saúde do coração, pois têm a capacidade de diminuir o armazenamento de gordura dos adipócitos (células de gordura).
5.Chocolate
O chocolate com uma concentração mínima de 70% de cacau também pode fazer maravilhas pela saúde do coração. Isso porque ele é rico em flavonóides, um poderoso antioxidante.
6.Abacate
Suas "gorduras boas" ajudam a diminuir o colesterol "ruim", evitando que se acumulem nas paredes dos vasos.
7.Vinho ou Suco de Uva
São ricos em antioxidantes que inibem a formação de plaquetas de gordura e a formação de coágulos, garantindo a manutenção do fluxo sanguíneo adequado.
8.Aveia
Meia xícara por dia desse cereal é capaz de reduzir o colesterol ruim em 5% devido ao composto beta-glucano, segundo dados da Revista Brasileira de Enfermagem.
9.Feijão
Alimento popular nas mesas brasileiras, o feijão tem uma grande quantidade de vitaminas e minerais - sobretudo ferro, magnésio e potássio, que ajudam a prevenir a hipertensão arterial.
10.Linhaça
É uma semente rica em Ômega-3, que evita o acúmulo do colesterol ruim nos vasos sanguíneos, garantindo um fluxo adequado.
11.Castanhas, amendoim e outras oleaginosas
Em poucas quantidades, os óleos benéficos das oleaginosas ajudam a diminuir o colesterol "ruim" e aumentar o "bom", melhorando o fluxo sanguíneo.
12.Leite e derivados
Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), vários estudos associaram o consumo de 2 ou mais porções de leite e derivados a benefícios cardiovasculares.