Os benefícios do amendoim para a nossa saúde vão desde a perda de peso até a prevenção de problemas cardíacos, passando por proteção dos ossos e melhora do bom-humor.
O amendoim é de consumo fácil, pois exige pouco ou nenhum preparo, sendo ideal para ingerir no intervalo das refeições principais, ser acrescentado a saladas verdes, farofas e saladas de frutas.
Esse alimento, quando consumido in natura ou minimamente processado, é fonte de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis.
Confira, de acordo com o site da Unimed, baseado em informações do Ministério da Saúde, os benefícios do amendoim para sua saúde:
Previne doenças cardiovasculares
Uma pesquisa publicada na revista JAMA Internal Medicine, em 2015, revelou que o amendoim está ligado a uma diminuição de 17% a 21% da mortalidade (por qualquer causa), e uma diminuição de 23% a 38% dos problemas ocasionados por doenças cardiovasculares.
Ajuda a controlar o colesterol
O amendoim possui nutrientes que evitam que o colesterol LDL se instale nas células. Os fitoesteróis, por exemplo, tomam o lugar do colesterol LDL, facilitando sua eliminação - o que reduz o colesterol ruim, prejudicial à saúde.
Ajuda na perda de peso
Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, o amendoim ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que ativa o metabolismo, auxiliando na perda de gordura. Além disso, o amendoim também auxilia no desenvolvimento de massa muscular.
Previne diabetes tipo 2
Uma pesquisa, também publicada na revista JAMA, demonstrou que o consumo de manteiga de amendoim, 5 vezes por semana, está associado com a redução do risco de Diabetes do tipo 2, especialmente em mulheres.
Prevenção contra o câncer
O amendoim é rico em fitoesteróis, nutrientes que possuem efeito anticancerígeno. Um estudo publicado no The Journal of Nutrition, em 2008, revelou uma incidência de tumores 33% menor em pessoas que consumiram amendoins diariamente.
Qual o jeito certo de consumir para aproveitar os benefícios do amendoim?
Para usufruir de todos os benefícios nutricionais do amendoim, o Ministério da Saúde indica a ingestão de opções in natura ou minimamente processadas, com ou sem casca.
Esse cuidado é necessário porque os amendoins ultraprocessados, geralmente, levam em sua lista de ingredientes gorduras saturadas e hidrogenadas, prejudiciais às artérias do coração.
Além do mais, os alimentos ultraprocessados, em geral, costumam ser pobres em fibras, vitaminas e minerais.
ATENÇÃO
Esta matéria não substitui recomendações de profissionais de saúde. Por isso, para melhores resultados e efeitos positivos em sua saúde, procure indicações de nutricionistas.