PREVINA O CÂNCER DE INTESTINO: Saiba quem tem mais chances de desenvolver o tumor e como REDUZIR O RISCO
O câncer de intestino ou câncer colorretal já é o quarto tipo de tumor que mais atinge os brasileiros, com mais de 40 mil novos diagnósticos todos os anos.
Ele ocorre na região do intestino, reto ou ânus e normalmente se originam dos pólipos - lesões na parede do intestino que, apesar de serem benignas, devem ser retiradas para que não se transformem em câncer.
Entre os sintomas do câncer de intestino, estão: fraqueza, fadiga, anemia, mudanças de hábitos intestinais, dores abdominais, sangue com fezes e vontade frequente de ir ao banheiro, mas com sensação de vacuação incompleta.
Quando o cãncer de intetstino está nas fases iniciais, não é comum a presença de sintomas. Por isso, é importante realizar os exames de detecção precoce.
Entre os exames de detcção precoce do câncer de intestino estão a pesquisa pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia.
A realização desses exames é ainda mais importante caso a pessoa faça parte dos grupos de risco para desenvolver a doença. São eles:
1.Histórico familiar de câncer
2.Idade superior a 50 anos
3.Alimentação rica em gordura e pobre em fibras
6.Bebida alcoólica em excesso
Estima-se que 90% dos cânceres de intestino ocorrem devido a hábitos ruins, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, etc. Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável, com atividade física e uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos.