EMAGRECER COM DIETA CETOGÊNICA: Veja todos os BENEFÍCIOS e CONTRAINDICAÇÕES da dieta cetogênica
A dieta cetogênica é uma dieta terapêutica que consiste na redução drástica de carboidratos e no aumento do consumo de lipídios (óleos e gorduras) e proteínas.
A ideia central da dieta cetogênica é que, devido à redução de carboidratos, que é a fonte primária de energia do organismo, o metabolismo passe a utilizar as gorduras acumuladas do corpo para gerar energia para seu funcionamento.
A dieta cetogênica vem ganhando bastante notoriedade ultimamente por causa de seus excelentes resultados no emagrecimento e diminuição dos níveis de gordura corporal, muito divulgados nas redes sociais.
Há relatos de pessoas que conseguiram eliminar de 6-10 kg mensais através dessa técnica.
Alguns chegam a falar que a dieta cetogênica consegue diminuir 10% da gordura corporal do organismo a cada quinzena.
Além disso, a dieta cetogênica também está relacionada com a proteção dos neurônios e com o melhoramento dos impulsos cerebrais.
Há estudos que comprovam sua eficácia na diminuição de convulsões e epilepsia.
Outros benefícios da dieta cetogênica são: aumento de energia, controle dos níveis de açúcar no sangue, aumento da concentração e foco e melhora dos índices de colesterol.
No entanto, é importante que a pessoa tenha cuidado e não exagere, pois uma redução muito drástica de carboidratos pode ter efeitos colaterais graves, como desidratação severa, dores de cabeça, deficiência de vitaminas e minerais, tonturas, etc.
É sempre preferível que a pessoa tenha acompanhamento médico - tanto para a dieta cetogênica como para outras.
Quais são as contraindicações da dieta cetogênica?
A dieta cetogênica não pode ser feita por crianças e adolescentes, pois estes precisam de carboidratos para seu crescimento.
A dieta cetogênica também não pode ser realizada por atletas de alto rendimento, pois precisam do carboidrato para obter energia para suas atividades físicas, e sua restrição pode comprometer seu rendimento consideravelmente.