CÂNCER DE INTESTINO
O câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto.
DADOS
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos últimos anos a incidência da doença tem crescido e o número de diagnósticos é de cerca de 40 mil por ano no Brasil.
O câncer de intestino é considerado um dos tipos de tumor mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele e dos tumores de mama e de próstata.
FATORES DE RISCO
Alguns dos principais fatores de risco do câncer de intestino são: uma alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, fumo e histórico de pólipos colorretais e de doenças inflamatórias do intestino.
DIAGNÓSTICO
É recomendada a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas acima de 50 anos.
EXAMES LABORATORIAIS
O exame laboratorial é relativamente simples e pode ser solicitado pelo médico clínico. Para as pessoas com maior risco pode ser necessária a realização de colonoscopia.
PREVENÇÃO
Uma das melhores maneiras de prevenir o câncer de intestino é: fazer atividade física na maioria dos dias da semana; ter uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e realizar exames anuais, após os 50 anos, para detecção precoce e tratamento de pólipos.
Confira a seguir os 5 principais sintomas do câncer de intestino
4) Perda de peso sem razão aparente
MAS O CÂNCER DE INTESTINO TEM CURA?
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura.