FALTA DE VITAMINA D
De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são deficientes ou insuficientes em vitamina D.
SINTOMAS
Em consequência, os sintomas atrelados à carência de vitamina D são descobertos de forma progressiva, visto que ela regula as funções de mais de 200 genes e é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do organismo.
COMO SABER SE ESTOU COM A VITAMINA D BAIXA?
A principal forma de detectar a insuficiência da vitamina D no organismo se dá através do exame laboratorial. O exame de vitamina D ou, como também é conhecido, exame de hidroxivitamina D ou 25(OH)D, tem o objetivo de verificar a concentração do pró-hormônio no sangue.
Veja a seguir os 8 principais sinais de alerta e sintomas da falta de vitamina D no organismo.
1) ALTERAÇÕES NO SONO
Um dos principais sinais relacionados à falta de vitamina são os problemas para dormir
2) DEPRESSÃO
A manutenção de bons níveis de vitamina D no sangue tem total relevância sobre os quadros de transtornos depressivos. As pesquisas relacionadas à suplementação de vitamina D para aliviar os sintomas da depressão ganham notoriedade e passam a evidenciar a ação do pró-hormônio sobre uma das doenças mais avassaladoras do século.
5) INFECCÇÕES RESPIRATÓRIAS
QUAIS DOENÇAS A FALTA DE VITAMINA D PROVOCA?
Além dos sintomas citados, a falta de vitamina D pode provocar anemia. A falta de vitamina D no organismo pode provocar anemia e um forte cansaço, pelo fato de que os baixos níveis desse hormônio interferem no metabolismo do cálcio e do fósforo. Consequentemente, as células ficam fatigadas.