O óleo de coco vem sendo muito comentado entre as blogueiras fitness da internet. Será que o óleo de coco realmente é milagroso para emagrecer?
Diversas buscas na internet afirmam que o óleo de coco é ótimo para emagrecer, melhorar quadros de diabetes e nossa imunidade. Todas essas qualidades são atribuídas, principalmente, porque esse óleo seria rico em "gorduras boas".
Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o óleo de coco não é indicado para tratamentos e melhoras no perfil de gorduras das pessoas.
Isso se dá porque os poucos estudos que existem sobre esse óleo têm resultados diferentes e pouco conclusivos.
O óleo de coco tem a mesma quantidade de calorias de todos os outros óleos, porém altas concentrações de gorduras saturadas, que não devem ser incentivadas.
Não existem evidências científicas que comprovem os benefícios do óleo como se fala atualmente.
O que é certo é que o consumo de gordura, especialmente saturada, deve ser moderado, pois o excesso tem efeitos nocivos a saúde humana.
Os efeitos nocivos a saúde humana refletem o aumento do surgimento de doenças do coração, além da associação com o aumento do risco de obesidade.
Um recente estudo com cobaias comparou óleo de coco com azeite de oliva e óleo de girassol.
O grupo tratado com óleo de coco apresentou
aumento significativo da fração não HDL e triglicérides.
Em outras palavras, ao consumir óleos, o ideal é que a preferência seja o azeite de oliva, óleo de canola e girassol.
Esta matéria obteve informações do Núcleo de Extensão da USP sobre alimentação sustentável.
ATENÇÃO
Existem vários fatores que interferem no ganho e na perda de peso, principalmente os hábitos de cada pessoa. Portanto, esta matéria NÃO substitui o acompanhamento por parte de um nutricionista.